Em Gênesis 25:8 lemos "E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo". E em Êxodo (12:3,6,19...) vemos a expressão “a congregação de Israel”, ou seja, a reunião das pessoas do povo de Israel.
Hoje não é diferente, a reunião de pessoas chama-se congregação de pessoas, os congregados. E a Igreja, é uma congregação de pessoas, uma congregação de pessoas cujo alvo é Cristo, cujo alvo é o Reino de Deus, cujo alvo é a vontade de Deus assim na terra como é feita no céu.
Salmos 149:1-4 diz o seguinte "Louvai ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos. Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei. Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa. Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação”
O que entendemos? Devemos congregar, nos reunir uns com os outros em nome do Senhor. Congregar para: - Louvar ao SENHOR - Cantar ao SENHOR um cântico novo - Cantar o Seu Louvor na congregação com outros santos, assim como no céu se reúnem os anjos, os 24 anciãos e outros santos para louvar a Deus - Para nos alegrarmos em Deus - Louvar o nome de Deus com danças - Canções com instrumentos musicais
Por que devemos congregar? V. 4 “Porque o SENHOR se agrada do seu povo; amará os mansos com a salvação”.
Lemos em I Reis 8:16-18 "Desde o dia em que eu tirei o meu povo Israel do Egito, não escolhi cidade alguma de todas as tribos de Israel, para edificar alguma casa para ali estabelecer o meu nome; porém escolhi a Davi, para que presidisse sobre o meu povo Israel. 17 Também Davi, meu pai, propusera em seu coração o edificar casa ao nome do SENHOR Deus de Israel. 18 Porém o SENHOR disse a Davi, meu pai: Porquanto propuseste no teu coração o edificar casa ao meu nome bem fizeste em o propor no teu coração"
Vemos nessa passagem que Deus considerou uma boa coisa Davi ter se proposto a edificar casa ao nome do SENHOR. E o que fazemos aqui também se não edificar também uma casa ao nome do SENHOR? Onde nos recebemos uns aos outros e manifestamos louvor, honra e glória a Ele. Um lugar onde nos reunimos para elevar o nome do SENHOR, para engrandecê-lo, para exalta-lo, honrá-lo. Para juntos nos achegarmos a Ele.
E Deus disse: “bem fizeste em o propor no teu coração”. E uma casa para o SENHOR foi feita, mas por Salomão. Certamente que vemos no livro de Atos (7:48,17:24) que Deus não habita em templos feitos por mãos de homens. Sabemos que nós é que somos o templo do Espírito Santo de Deus hoje, onde Ele vem fazer morada (I Co 6:19)
Mas, a despeito dEle morar em nós, fazer habitação em nós, a ordenança para nos congregarmos continua. Para nos reunirmos no nome dEle, para Ele e uns para os outros. O Sl 133:1,3b “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união […] porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre”.
Então entendemos que devemos congregar, o que fazemos ao nos congregarmos (louvor, dança, honra a Deus, união, alegria) e por que e para que...
- Honrar a Deus - Elevar o nome dEle - Porque Deus diz que é bom
- Para que Deus ordene bênção e vida para sempre
- Para que Deus se agrade do Seu povo
Por que mais?
Mateus 18:20 diz "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". Porque quando nos reunimos em mais pessoas em nome do Senhor, também é lugar onde Deus está em nosso meio; onde Ele pode se manifestar; creio que Deus quer estar reunido no meio do Seu povo; numa família.
Por que mais?
Atos 7:37,38 diz "Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis. Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar".
Entre a congregação, assim como com Moisés no monte, recebemos palavras de vida da parte de Deus.
Vamos ver mais uma Passagem Tremenda:
João 11:49-52 “E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, 50 Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação. 51 Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação. 52 E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.
Essa passagem é muito interessante. Caifás, o Sumo Sacerdote daquele ano estava contra Jesus, não esperando que Ele fosse de fato o messias vindo da parte de Deus, Ele mesmo, com a autoridade de Sumo Sacerdote naquele ano, Ele mesmo profetiza o que aconteceria com Jesus.
Querendo ou não Ele cooperou para a vontade de Deus ser feita. Não disse de si mesmo, se não de profecia, que Jesus devia morrer pela nação. E não somente pela nação como também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.
Para isso Jesus veio também e a profecia se cumpriu, o evangelho do Reino de Deus e da salvação veio não somente para judeus mas para todos nós. TODOS nós que andávamos dispersos, como ovelhas dispersas e desgarradas, sujeitas aos riscos do mundo, como ovelhas sem pastor. E Jesus veio para REUNIR em um corpo os filhos de Deus; e sabemos que Cristo é o cabeça da Igreja que é o corpo. Portanto nos reunimos porque foi para isso que Jesus veio, para reunir uma família de filhos de Deus.
Por que nos reunimos? Porque Jesus também veio para isso, para nos unir, para não nos deixar mais dispersos, sem orientação. Essa passagem é tremenda. Outra passagem está em Atos 13:42-48 onde Paulo e Barnabé estavam compartilhando o evangelho do Senhor Jesus, mais ou menos como fazemos hoje:
“42 E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas. 43 E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus. 44 E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45 Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. 46 Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; 47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra. 48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna”
Portanto, mais um por quê devemos congregar: Para ouvir a Palavra de Deus, o Evangelho do Reino e da salvação, para acessarmos a luz de Deus para a salvação, para nos alegrarmos e glorificarmos a Deus.
E para concluir, mais 2 passagens em Hebreus:
Hebreus 2:12 "Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação". Nos reunirmos para anunciar o nome do SENHOR, cantar a ele louvores no meio da congregação. Esse versículo está na primeira pessoa, afirmando, EU
anunciarei, eu cantarei louvores, EU estarei no meio da congregação.
CONCLUSÃO:
Em Hebreus 10:25 lemos “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”.
Sabe, a congregação é um lugar ou ocasião onde muitas coisas acontecem. É uma oportunidade para grandes coisas. Nos congregarmos uns com os outros em nome do Senhor não é qualquer coisa. É muito importante e é muito especial. Agrada a Deus que nós nos reunamos sempre. Como vimos, para louvar, dançar, honrar a Deus, adorar, se unir, nos alegrarmos, elevar o nome dEle, porque ele ordena a bênção e vida para sempre...para ouvirmos a Palavra de Deus, para não ficarmos dispersos, porque Jesus veio para reunir essa família de Filhos de Deus onde Deus se faz presente.
Tudo é perfeito aqui no nosso meio? Tudo é perfeito quando nos reunimos? Olha... cada um de nós precisa crescer para a maturidade do varão perfeito, as coisas aqui serão cada vez mais perfeitas quando cada um de nós continuar crescendo para a perfeição de Cristo; a principal perfeição que deve ser expressa é a do caráter de Cristo em nós, do amor de Deus em nós, para com Ele e uns para com os outros.
E nesse congregar do dia a dia entre os irmãos da igreja pode ser que por uma ou outra justificativa pensemos em fazer isso que se falou em Hebreus 10:25 “deixar a congregação”. MAS a Bíblia é clara, “NÃO deixando a nossa congregação” como era costume de alguns naquela época. “ANTES”! “admoestando-nos uns aos outros”.
Se você buscar no dicionário, a Palavra ADMOESTAR é muito especial. É diferente de exortar. Admoestar tem um sentido mais suave, com muito amor e carinho, ajudarmos uns aos outros, lembrarmos das verdades da Palavra de Deus, ajudar um ao outro a amadurecer.
Então, não pense em deixar a congregação, pelo contrário, pense em cumprir o seu papel nessa família, como diz Hebreus 10:24 para estimularmos uns aos outros ao amor e as boas obras. Seja você o canal nessa congregação para estimular uns aos outros ao amor, as boas obras e ao congregar sempre com alegria! Amém?
1. O que você entende por CONGREGAR?
2. O que os textos bíblicos a seguir ensinam sobre CONGREGAR?
3. O que as passagens bíblicas ministram intimamente a você sobre CONGREGAR?
4. Como você está com relação a CONGREGAR? Tem sido fiel, intenso, verdadeiro, tem aproveitado e valorizado, faz parte do seu estilo de vida ou tem sido algo religioso(a)?
5. Com base nos ensinamentos bíblicos o que você precisa fazer a respeito?
6. Qual sua oração a respeito de CONGREGAR?
Desafio 1 – Ir congregação no culto de celebração da igreja com uma expectativa positiva
Desafio 2 – Congregar com outros irmãos em Cristo em um grupo pequeno
Desafio 3 – Orar e reconhecer a importância de congregar e valorizar o congregar
Desafio 4 – Enquanto congregar estar sensível ao Espírito Santo e saber que Ele está presente
Desafio 5 – Tirar tempo a sós com Deus e encher-se de Jesus para transbordar dEle na congregação
2. O que os textos bíblicos a seguir ensinam sobre CONGREGAR?
3. O que as passagens bíblicas ministram intimamente a você sobre CONGREGAR?
4. Como você está com relação a CONGREGAR? Tem sido fiel, intenso, verdadeiro, tem aproveitado e valorizado, faz parte do seu estilo de vida ou tem sido algo religioso(a)?
5. Com base nos ensinamentos bíblicos o que você precisa fazer a respeito?
6. Qual sua oração a respeito de CONGREGAR?
Desafio 1 – Ir congregação no culto de celebração da igreja com uma expectativa positiva
Desafio 2 – Congregar com outros irmãos em Cristo em um grupo pequeno
Desafio 3 – Orar e reconhecer a importância de congregar e valorizar o congregar
Desafio 4 – Enquanto congregar estar sensível ao Espírito Santo e saber que Ele está presente
Desafio 5 – Tirar tempo a sós com Deus e encher-se de Jesus para transbordar dEle na congregação
Nenhum comentário:
Postar um comentário