
1. A Comunhão Uns com os Outros - Em Salmos 133:1,3b lemos “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união […] porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre”. E em Romanos 15:7 diz “Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus”.
Vemos nessas duas passagens sobre viver em união e receber-nos uns aos outros. No Salmos 133:1 vemos “como é bom viver em união com os irmãos!”. Como é bom... como é bom. O que você poderia dizer sobre isso? Você talvez diria a mesma coisa: “como é bom!” ou talvez você poderia dizer “como é gostoso” viver em união com os irmãos; ou “como é prazeroso”, “como é edificante”, “como é especial”, “como é precioso”... “como me faz bem”, “quão bom e quão suave”, “como é bom...”
Em seguida lemos “que os irmãos vivam em união”. Que os irmãos vivam em união, ou seja, que vivam unidos e fortalecidos, que um fortaleça o outro, que não fiquem perdendo tempo competindo, que não fiquem perdendo tempo e energia com intrigas, … Quantas vezes fizemos isso? Você tem andado em união? Quem você tem sido? Tem sido esse que aproveita a união e comunhão...? Ou tem perdido o seu tempo e a sua vida e as bênçãos?
Quais situações do nosso dia a dia podemos mencionar sobre que muitas vezes, talvez, estejamos desprezando a oportunidade da comunhão e da união? Seja com os pais, irmãos, cônjuge, parentes, amigos, conhecidos, irmãos na fé. Será que não temos muitas vezes desperdiçado e desprezado essa verdade do Salmo 133 sobre a comunhão e união? “Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”.
Como você está? Será que você tem perdido essa bênção de como é bom e como é suave... agradável, gostoso, prazeroso, edificante, especial, estimulante, revigorante...? Talvez estando com o foco em intrigas, más conversações, competições, suspeitando mal talvez, falando mais do que deve da vida do outro, perdendo tempo, ao invés de aproveitar o tempo.
Mas Deus hoje chama você para compreender a bênção da comunhão cristã, a comunhão entre os irmãos. Em seguida o salmista diz em Salmos 133:3b “porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida, para sempre”. De fato, sim, entre os irmãos que não querem competir, mas fortalecer-se um ao outro, afirmar um ao outro, alegrar um ao outro, compartilhar vida e bênçãos um com o outro, ter comunhão um com o outro, passar momentos juntos uns com os outros, isso tem vida é uma bênção!
E você? Vai aproveitar a bênção da união e comunhão com os irmãos?
Vamos caminhar um pouco sobre uma passagem da vida de Paulo, em: Romanos 15:22-24,29,30,32,33: “22 Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco. 23 Mas agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco"
A) Tenho sido impedido de ir ter convosco, diz Paulo - O que tem te impedido de ir ter com as pessoas para ter comunhão com elas? Será que são as perseguições e prisões que Paulo tinha de verdade? Ou são coisas mais leves, como o seu trabalho? Talvez a falta de organização do seu tempo? O tempo que passa com a televisão e os jogos? O tempo que passa com as coisas desse mundo... ou o tempo excessivo até com coisas boas, mas que tiram de você a bênção da comunhão uns com os outros. Ou será que o que tem te impedido de ir ter com as pessoas é não compreender a importância da comunhão edificante um com o outro? Ou talvez coisas dentro do coração que você não tem deixado de lado, por isso não tem comunhão e também não usufrui da bênção e vida da comunhão.
B) Tendo deixado os impedimentos vou para companhia de vocês - Mas Paulo fala “tendo grande desejo de ir ter convosco”, “não tenho mais demora nestes sítios”. Em seguida, no verso 24, de Romanos 15: "24 Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia". Paulo deseja, consegue deixar os impedimentos e menciona que vai partir para “ir ter convosco”. Mesmo que de passagem, vos verei, ele diz. Ele fala também de “ter gozado um pouco da vossa companhia”, ou seja, ter aproveitado a companhia de vocês, ter me alegrado com vocês.
C) Na companhia de vocês compartilho o evangelho de Cristo v. 29, Romanos 15: "29 E bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da bênção do evangelho de Cristo". Paulo não quer chegar somente com “papo-furado”, ele chega com a plenitude da bênção do evangelho de Cristo.
D) Pede Orações e Companheirismo vs. 30,32, Romanos 15:30 "E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus; 32 A fim de que, pela vontade de Deus, chegue a vós com alegria, e possa recrear-me convosco. 33 E o Deus de paz seja com todos vós. Amém”.
Paulo pede que orem por ele, pelas lutas, dificuldades e percalços para que ele possa chegar a eles para a comunhão com alegria e para recrearem-se juntos.
Veja I Coríntios 16:17-18 “Folgo, porém, com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava. Porque recrearam o meu espírito e o vosso. Reconhecei, pois, aos tais”.
Ou II Coríntios 7:6,7 “Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito. E não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado por vós, constando-nos as vossas saudades, o vosso choro, o vosso zelo por mim, de maneira que muito me regozijei”. Vemos o apego, o prazer da comunhão com Tito e as saudades, o desejo de estar junto com os demais.
II Coríntios 7:15,16 “E o seu entranhável afeto para convosco é mais abundante, lembrando-se da obediência de vós todos, e de como o recebestes com temor e tremor. Regozijo-me de em tudo poder confiar em vós”.
2. A Comunhão Cristã - Efésios 1:15,16 diz “Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações”.
A) Comunhão cristã inclui estar juntos na fé, no Senhor Jesus, no amor e nas orações uns com os outros. Efésios 6:22 “O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações”
B) Comunhão cristã também inclui o consolo dos corações com base na verdade da palavra de Deus e na fé diária. I João 1:7 "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado".
C) Comunhão cristã inclui andarmos na luz; não podemos andar nas trevas, não podemos andar para viver pecando; devemos andar na luz da Palavras e no evangelho da salvação e do reino de Deus em Jesus. Filipenses 1:8,27 "8 Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo. 27 Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho”.
D) Comunhão Cristã inclui as saudades uns dos outros, entranhável afeto de Jesus Cristo e não reunir-se para falar qualquer coisa, mas como vemos em Filipenses 1:8,27 porta-se dignamente conforme o evangelho de Cristo e estar num mesmo espírito, combatendo com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
Poderíamos citar muitos outros versículos sobre a Comunhão Bíblica, Comunhão Cristã, Comunhão uns com os Outros... sobre não haver parcialidade na comunhão ou sobre as saudações cristãs; por hora creio que estas passagens podem cumprir um grande propósito em nós, a saber fazer-nos refletir sobre a Comunhão Cristã uns com os Outros. Amém?
Nenhum comentário:
Postar um comentário