
Decidir sujeitar-se ou assumir um risco de acreditar e depositar confiança na capacidade ou palavras desse alguém; creio que essa pode ser uma definição de confiar: ACREDITAR EM CAPACIDADE E PALAVRAS de ou sobre alguém.
O que quer dizer então CONFIAR EM DEUS?
Confiar em Deus creio que é no mesmo sentido. Nós precisamos acreditar em QUEM DEUS É e portanto na sua CAPACIDADE de resolver coisas, fazer coisas, criar coisas, transformar situações, pessoas, afinal Ele é o criador de tudo.
Confiar em Deus também é acreditar que as palavras dEle estão certas e são a expressão da verdade. Em consequência nossa confiança crê na CAPACIDADE, NAS PALAVRAS e NA VERDADE DE DEUS E SOBRE DEUS. Confiar em Deus...
Confiar em Deus é uma escolha
Convenhamos, confiar é uma escolha. Uma escolha de acreditar, crer, ter fé nEle, de que ele criou todas as coisas e tem poder para transformar coisas. De que Ele tem um Reino de Justiça, Paz e Alegria... E é um Deus de amor e tudo o mais que observamos na Bíblia sobre quem é Deus e o que Ele é capaz de fazer e sobre as tantas pessoas que andaram com Ele e venceram. Confiar em Deus... uma escolha.
Vejamos na vida de Davi, será que Ele confiou em Deus? I Samuel 17:37 “Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo”.
O que você acha? Davi confiou em Deus? Como que Davi dizendo, o Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso, e pelo que vejo a situação desse filisteu zombando contra o próprio Deus e contra o povo de Deus, CONFIO que o SENHOR é muito bem capaz e que certamente me livrará deste filisteu. Eu sei em quem tenho crido. Eu sei em quem tenho confiado.
Outra Passagem de Davi: Salmos 28:7 “O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei”.
Olha que tremendo. Nas nossas vidas podemos comprovar que Deus é tremendo, que tem sido nossa força e também nosso escudo. E além das nossas vidas vemos também na vida de Davi, homem que buscava muito a Deus e a vontade de Deus. Homem que do profundo do coração CONFIOU no Senhor e foi socorrido.
E olha o resultado da confiança no SENHOR na vida de Davi: Um coração que salta de prazer e uma boca cantando cânticos e louvores a Ele, pois Ele é fiel. E Davi com base em suas experiências e seu relacionamento com DEUS inspirado pelo Espírito Santo escreve o que serve como conselho para nós: Salmos 4:5 "Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no SENHOR". Ofereçam sacrifícios de justiça, caminhem em justiça, sejam justos e justificados por Deus, andem no caminho dEle, vivam segundo a vontade dEle e então, confiem no SENHOR, confiem no SENHOR.
OBSERVE Ezequias seguindo as palavras e ações de Davi para com Deus:
II Reiss 18:1,3,5-7 “1 E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel,
começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. 3 E fez o que era reto aos olhos
do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai. 5 No SENHOR Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. 6 Porque se chegou ao SENHOR, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o SENHOR tinha dado a Moisés. 7 Assim foi o SENHOR com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu”.
Ezequias andou em justiça, fez o que era reto ao olhos do Senhor; Ele chegou ao Senhor e não se apartou dele e guardou os mandamentos e CONFIOU no Senhor Deus de Israel e portanto... não houve quem fosse semelhante a ele entre todos os reis de Judá. Para onde saia se conduzia com prudência e conseguiu não mais estar submetido ao rei da Assíria.
Veja os resultados de Confiar em Deus:
- Os que confiam no Senhor se destacam perante todos os reis
- Salmos 125: “Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, não se abalam, mas permanecem para sempre”
- Salmos 10:14: Lemos que Deus faz justiça aos oprimidos e conforta corações; podemos confiar nEle. Deus vem confortar os corações daqueles que confiam nEle e vem fazer justiça a quem por vezes fica oprimido
Salmos 31:6-8 "6b [...] eu, porém, confio no SENHOR. 7 Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias. 8 E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso" Davi novamente confiando no Senhor, dizendo: Eu vou me alegrar e regozijar
na Tua benignidade Senhor; Senhor eu sei que Tu escutas a minha aflição e conheces as minhas angústias, eu vou confiar em Ti".
Ainda Davi: Salmos 71:5-7 "5 Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade. 6 Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente. 7 Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte”.
- Mais benefícios da confiança em Deus: Ser sustentado, ser guardado nEle que é o refúgio forte perante as situações do dia a dia.
Provérbios 28:25,26 "25 O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará. 26 O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo". - Outro benefício: “[...] que confia no Senhor prosperará.”
Vejamos no Novo Testamento, carta de Paulo ao Romanos, falando sobre ABRAÃO, o que foi considerado Pai da Fé, aquele que Creu em Deus, Que Acreditou, Que Confiou em Deus e também foi chamado Amigo de Deus (Tg 2:23):
Romanos 4:19-22 "19 E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. 20 E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, 21 E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. 22 Assim isso lhe foi também imputado como justiça”.
O que dizer de Abraão, não é mesmo?
- Não enfraqueceu na fé - Não duvidou da promessa de Deus
- Se fortificou na fé dando glória a Deus
- Esteve certíssimo de quem Deus era e o que podia fazer
II Coríntios 1:9,10 "9 Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; 10 O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda”. Ao invés de confiarmos em nós mesmos, devemos confiar em Deus"
II Coríntios 5:6-8 "6 Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor 7 (Porque andamos por fé, e não por vista). 8 Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor”.
Precisamos tirar tempo a sós com Deus, não nos concentrarmos somente no que podemos ver, nesse reino físico, mas em Deus em espírito. Precisamos cultivar a confiança nEle.
II Timóteo 1:12 "Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia".
CONCLUSÃO: E você? Como vai sua confiança em Deus? 1. Como Abraão (que confiou a
ponto de preparar-se para entregar seu único filho? 2. Como Davi (confiu em quem Deus era para vencer os gigantes, batalhas e perseguições?).
Vimos hoje 3. O que é confiar em Deus (acreditar na capacidade, nas palavras, na verdade, submeter-se, assumir o risco pessoal). 4. Vimos que confiar é uma questão de escolha. Você tem que decidir confiar em Deus; fazer a sua parte, andar em justiça e confiar nEle.
5. Vimos alguns beneficios de confiar em Deus
- Os que confiam no Senhor se destacam perante todos os reis
- “Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, não se abalam, mas
permanecem para sempre” (Sl 125)
- Deus vem confortar os corações daqueles que confiam nEle e vem fazer
justiça a quem por vezes fica oprimido (Sl 10:14)
- Ser sustentado, ser guardado em Deus que é o refúgio forte perante as
situações do dia a dia (Sl 31:6-8; 71:5-7)
- Prosperidade “[...] que confia no Senhor prosperará” (Pv 28:25,26).
6. DEUS chama você a confiar nEle, não apenas na força do Seu braço, mas Ele te chama a andar em justiça e confiar nEle. Que você tenha compreendido a Confiança em Deus com Um Dever para com Ele, porque Ele merece, é digno e que você também compreenda os benefícios. Que você saia daqui encorajado a cultivar momentos na presença de Deus e decidir depositar mais e mais confiança nEle, em nome de Jesus e que a sua vida seja transformada e você ande de vitória em vitória, porque Deus é poderoso para resolver todas as coisas e para nos dar sabedoria para cumprirmos nossa parte. Propósito: Que compreendam a confiança em Deus como um dever, que Deus merece e que traz benefícios e sejam encorajados a escolher confiar mais em Deus.
1. O que você entende por CONFIAR?
2. O que os textos bíblicos ensinam sobre CONFIAR EM DEUS?
3. O que as passagens bíblicas ministram intimamente a você sobre CONFIAR EM DEUS?
4. Como você está com relação a CONFIAR EM DEUS?
5. Com base nos ensinamentos bíblicos o que você precisa fazer a respeito?
6. Qual sua oração a respeito de CONFIAR EM DEUS?
Desafio 1 – Trazer a memória as preocupações e entregar diante de Deus em oração e confiar nEle
Desafio 2 – Buscar na bíblia as verdades sobre quem Deus é e cultivar confiança nEle e Sua Palavra
Desafio 3 – Cultivar o não confiar somente em suas forças e mãos, mas em Deus em oração
Desafio 4 – Ter um relacionamento pessoal com Jesus e ter comunhão com o Espírito Santo
Nenhum comentário:
Postar um comentário