
A Bíblia nos fala já no Velho Testamento, em Deuteronômio 6:5 “Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”. E já em Levítico 19:18b diz “amarás o teu próximo como a ti mesmo [...]”, ou seja, a orientação bíblica quanto ao amor a Deus e ao próximo não é uma coisa nova, não começou no Novo Testamento, Deus é amor desde antes da fundação do mundo. I João 4:7-8 declara “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”.
Mas o que é o amor? O dicionário fornece definições como: sentimento que induz a obter ou conservar a pessoa ou a coisa pela qual se sente afeição, fora isso uma paixão atrativa, forte afeto entre outras. Mas quando olhamos pela perspectiva bíblica o amor é muito mais que um sentimento, na verdade ele tem mais a ver com atitudes e atitudes entre Deus e as pessoas, entre as pessoas e Deus, entre as pessoas e as pessoas, mas não entre as pessoas e as coisas, esse sentido não é bíblico.
A Bíblia não fala o amor é isso ou aquilo como um conceito pronto, ela trata de 'como' o amor é e menciona ações e situações que nos podem fazer compreender o que é o amor.
Note a perspectiva de Jesus sobre amor e serviço a partir de duas situações relevantes próximas do momento de seu sofrimento e sua morte:
João 13:13-14 "Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros". Qual é a mensagem que Jesus está transmitindo? É, sirvam as outras pessoas, ou seja, amem as outras pessoas. Sejam humildes para com elas. Cuidem delas. Se eu que vocês consideram o maior fiz isso por você, você também devem fazer o mesmo pelos outros. Jesus fez e Jesus disse, não foram apenas palavras, foram ações.
Outra situação tremenda é quando Jesus diz em João 15:13 "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos". E pelo que nós sabemos Jesus Cristo não ficou somente de palavras, Ele foi lá e fez. Ele disse e Ele fez. Ele disse que não havia maior amor do que dar a vida pelos seus amigos. Ele disse e Ele cumpriu. Compreenda o amor por essa perspectiva. Ele ponderou: observem, não há maior amor do que este, em seguida a prática do amor, dar a sua vida.
Dar a sua vida é diferente de ter a vida tomada. Jesus não disse se os outros tomarem a sua vida, Ele disse que o amor está em alguém voluntariamente dar a vida por alguém. Jesus morreu porque outros o mataram, mas na verdade, como sabemos foi Ele que se entregou, Ele poderia muito bem ter fugido, mas Ele fez o que Ele pregou.
Ele ensinou que o amor não é um sentimento é uma ação, tanto que em João 3:16 lemos "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Porque Ele amou, então, Ele deu. A expressão do amor de fato apareceu no gesto. Jesus falou, Jesus fez.
Note como a Bíblia é clara em I João 3:16, 18 e 4:9 “Conhecemos o amor de Deus nisto que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos ar a vida pelos irmãos”. “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”. “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos”.
Perceba como é o amor de Deus e de Jesus em João 13:1 “Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim”.
Como consegue compreender o amor de Deus por nós, o amor que Ele tem pra nós, o amor que Ele quer entre nós, uns para com os outros?
E por último uma passagem bem conhecida sobre como o amor é que na verdade são formar de amor e serviço, uns para com os outros, conforme I Coríntios 13:1-7:
“1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine". O início dessa passagem fala da importância do amor. Fala que ele é fundamental, essencial, elementar. O amor não é exatamente atitude, mas um composto que envolve atitude e ser.
"2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria" .
"4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".
O amor tem a ver com atitudes e serviço ao próximo e com Deus. É com o próximo e com Deus que podemos ser sofredores, benignos, não invejosos, não tratar com leviandade e não se ensoberbecer, não se portar com indecência, não buscar somente nossos próprios interesses, não nos irritarmos facilmente, não suspeitarmos mal, não folgarmos com a injustiça, mas com a verdade. Tudo sofrer, crer, esperar e suportar.
Que você tenha compreendido que o amor tem que ser expresso em atitudes, não em meras palavras ou sentimentos, amor é também um servir. Busque a presença do Senhor e um relacionamento pessoal e profundo com Jesus Cristo e com o Espírito Santo a ponto de frutificar, pois um dos frutos do Espírito é o amor (Gl 5:22). Seja o que foi projetado por Deus para ser, um canal de amor dEle em todo tempo, em todo lugar, amém?
Pense e Reflita:
1. O que você entende por AMOR em todos os sentidos? E o que você entende por SERVIÇO?
2. O que os versículos de Deuteronômio 6:5, Levítico 19:18b e I João 4:7-8 falam com você?
3. Alguns versículos discorrem sobre AMOR e SERVIÇO, o que que eles falam com você?
I Co 13 / I Jo 3:18, 4:9 / Jo 3:16, 15:12,13
4. O que precisa mudar ou melhorar em VOCÊ a respeito de AMOR e SERVIÇOS Bíblicos?
5. O que VOCÊ acha que é necessário para que realmente você mude e melhore de fato hoje?
6. Qual a sua ORAÇÃO de hoje a respeito desse tema?
Desafio 1 – Prestar algum serviço inusitado na igreja ou ajudar em algum evento, por amor
Desafio 2 – Tirar o dia inteiro para fazer pequenos serviços e favores para o próximo
Desafio 3 – Escolher alguém e ajudá-la durante todo o dia, praticando o amor
Desafio 4 – Contatar alguém para quem você possa ser útil e ajudá-la
Desafio 5 – Praticar as 5 linguagens do amor: serviço, palavras de afirmação, presente, qualidade de tempo e toque físico, mesmo que diferentes da(s) sua(s) com parentes ou amigos
Desafio 6 – Ter um relacionamento pessoal com Jesus e com o Espírito Santo e frutificar (Gl 5:22)
Nenhum comentário:
Postar um comentário