
Imagine os desafiadores do Monte Everest que escalam vários quilômetros, muitos passaram por adversidades e provações no caminho e tiveram que se reanimar para chegar ao topo e obter sucesso em seu empreendimento. Reuniram conhecimento, forças e planos para reagir e dar a volta por cima, continuar e vencer!
Josué foi um homem na Bíblia que tinha pela frente grandes desafios, de conduzir milhares ou talvez milhões de pessoas e o próprio Deus disse a Ele para ter bom ânimo (Js 1:6-9). Davi aprendeu a se reanimar no Senhor, porque passou por aflições e perseguições terríveis (I Sm 31:3). Paulo foi fisicamente ferido e preso e mesmo nessas condições escreveu II Coríntios 4:8,16 e 17
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente”. E ainda II Coríntios 5:6a "Temos, portanto, sempre bom ânimo". Bom ânimo, não de vez em quando, mas sempre.
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente”. E ainda II Coríntios 5:6a "Temos, portanto, sempre bom ânimo". Bom ânimo, não de vez em quando, mas sempre.
Talvez uma das passagens mais usadas para falar sobre ânimo e consolo são as palavras do próprio Senhor Jesus em João 16:33 que diz "[...] No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo".
Essa passagem fala do mundo, ou seja, dos cenários e contextos diários, não somente do planeta Terra mas do 'nosso mundo', do mundo dos homens, do mundo entre nós, das nossas relações, da sociedade, do trabalho, dos cenários e contextos, do lugar onde habitamos, vivemos, existimos, pensamos, sentimos, o cenário onde as coisas acontecem.
E segue dizendo 'passais por aflições'. Aflições fala de dificuldades, desafios, eventuais opressões, angústias, situações as vezes quase sem saída, problemas muitas vezes maiores do que nós mesmos, obstáculos "insuperáveis", uma série de situações com as quais nos deparamos dia após dia e que nos confrontam, que nos instigam a desistir, abandonar o barco, que vem contra nós como para nos abater, tirando nosso ânimo, energia, disposição, vigor e vontade de viver, de continuar e conquistar.
E quem dentre nós pode dizer que tudo é fácil e que não existem aflições. Muitos estão aflitos. Ele estava certo, Jesus estava certo. Ele como que dizia: Vocês sentem dores? Eu sei! Você tem dificuldades? Eu sei. Estão te oprimindo? Desafios no trabalho? Desafios no casamento e na criação de filhos ou nas finanças? Eu sei. Eu sei. Eu sei.
E Ele segue dizendo, MAS tenham bom ânimo! Eu venci o mundo. Animem-se, fique firme, não não desista, eu venci o mundo. E sabe, não é qualquer pessoa que está dizendo isso e nem por ser o filho de Deus, mas pelo que Ele fez.
Desde o início de seu ministério e antes dEle, Jesus sabia que iria morrer e sabia como; sabia que seria em uma cruz, como estava profetizado, sabia o tamanho da dor, sabia que o humilhariam, desprezariam e tudo o mais, Ele sabia. Ele não ficou lastimando e reclamando e vivendo uma vida triste por causa do seu futuro.
E Ele não desistiu, nem fugiu. Teve a chance, mas não o fez. Chegou a chorar lágrimas de sangue, talvez imaginando a dor que passaria, não somente a dor no corpo, mas a dor na alma, nos sentimentos, todo o desprezo e zombaria e Ele disse: Deus se possível, afasta de mim esse cálice, mas que não se cumpra a tua vontade. E Ele foi, enfrentou e venceu.
A mensagem de amor que Ele passou: Lavem os pés uns dos outros, amem uns aos outros. E a mensagem de que não há maior amor do que entregar a vida pelos seus, não ficou só em palavras, Ele foi lá e cumpriu, dizendo para cada um de nós que é possível vencer as maiores dores e aflições como homem. Ele diz, é possível, eu venci.
E um grande segredo para ter ânimo, consolo e longanimidade é termos um relacionamento com Cristo e com o Espírito Santo, pois o fruto desde relacionamento profundo é, segundo Gálatas 5:22 "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança".
Quer andar animado(a)? Ter o ânimo necessário de cada dia, para cada desafio? Ande com Cristo e no Espírito Santo, pois este é também o ajudado, consolar ou encorajador (Jo 14:26).
E uma outra forma de ver as adversidades que tentam nos desanimar é segundo Tiago 1:2-4 "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma".
Travando batalhas diárias? Obstáculos intransponíveis? Considere I Coríntios 15:58 "[...] meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale [...]". "Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor" (I Co 16:13-14).
Que você possa, a despeito das adversidades, obedecer ao mandamento de Jesus que diz: Tenha bom ânimo, pois Ele venceu o mundo e nos fortalece (Fp 4:13).
Pense e Reflita:
1. O que você entende por bom ÂNIMO e CONSOLO?
2. Como você está com relação ao bom
ÂNIMO e CONSOLO ?
3. O que normalmente lhe tira o bom
ÂNIMO e CONSOLO ?
4. O que normalmente lhe dá bom
ÂNIMO e CONSOLO ?
5. O que os versículos a seguir lhe ensinam a respeito de bom
ÂNIMO e CONSOLO ?
Jo 16:33b / Tg 1:2-4 / Jo 14:26 / I Co 15:58, 16:13 / Sl 40:16 /
II Co 4:8 / Fp 4:4 / Gl 5:22
6. Que situações na Bíblia você lembra de pessoas que tiveram que se reanimar e se alegrar ou que não se desanimaram e foram firmes.
7. Com base nos ensinamentos bíblicos o que você precisa fazer a respeito?
8. Qual a sua oração de hoje a respeito de bom
ÂNIMO e CONSOLO ?
Desafio 1 – Acordar, levantar e buscar manter bom ânimo durante todo o dia
Desafio 2 – Orar e trazer a memória mensagens de esperança, fé, ânimo e alegria
Desafio 3 – Cultivar um espírito animado e alegre, rejeitando as coisas negativas
Desafio 4 – Tirar tempo para orar e colocar diante de Deus todos os fardos e dificuldades e reanimar-se nEle
Desafio 5 – Ter um relacionamento pessoal com Jesus e com o Espírito Santo e frutificar longo ânimo (Gl 5:22)
Nenhum comentário:
Postar um comentário