quinta-feira, 13 de julho de 2017

Confessar

Graça e Paz seja contigo! Hoje gostaria de compartilhar sobre confessar. Como estão suas confissões? Você sabe o que a Bíblia diz sobre isso? Confessar pecados... e o que são pecados? Quais os benefícios da confissão? Quais alguns exemplos bíblicos de confissões? Confessar Jesus como Senhor e Salvador, do que se trata?


1. Confissão dos Pecados e O que é Pecado - Em Números 5:6,7 lemos o seguinte: 6 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 6 Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher fizer algum de todos os pecados humanos, transgredindo contra o SENHOR, tal alma culpada é. 7 E confessará o seu pecado que cometeu; pela sua culpa, fará plena restituição, segundo a soma total, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e a dará àquele contra quem se fez culpado”.

Vemos nessa passagem o estabelecimento por Deus de que toda pessoa que transgride, pecando contra o Senhor, é culpada. E Deus institui que essa pessoa precisa confessar o pecado que cometeu. Mas o que é pecado? O que são esses 'pecados humanos' que transgridem contra o Senhor?

Essa passagem está tratando do tempo de Moisés, o tempo em que Deus já havia transmitido todas as orientações a Moisés referentes a lei, portanto, para aquele povo o que eram as transgressões estavam expressas nas leis, nos estatutos de Deus e nos mandamentos.

Por exemplo, os 10 mandamentos constantes em Êxodo, capítulo 20: 1. Não ter outros deuses diante de Deus, 2. não fazer imagens de deuses, nem se curvar perante imagens, 3. não tomar o nome de Deus em vão, 4. o descanso do sábado e santificação, 5. honrar os pais, 6. não matar, 7. não adulterar, 8. não furtar, 9. não dar falso testemunho, 10. não cobiçar as coisas do próximo (casa, mulher...).

Mas, além dos 10 mandamentos, haviam várias outras leis específicas que Deus deu a Moisés para guiar o povo que tinham a ver com o próximo. Você pode procurar e encontrar na Bíblia Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.

O fato aqui é que aquele povo estava esclarecido sobre o que era pecar, transgredir contra Deus. Estava claro que, transgredir contra o próximo, também era transgredir contra Deus. E Deus disse que era pecado, transgressão, e por isso haveria culpa. Não era momento, nem devido, cada um fazer o que quisesse, tudo de qualquer maneira, a seu bel prazer. Existia definição das coisas. Existia prumo de justiça.

Deus é justo e o pecado não é para ser passado a mão por cima, escondido. Deus disse que precisava ser confessado, reconhecido.

E como eu saberia se tinha pecado, para saber-me culpado, para confessar o meu pecado? A resposta: pelas instruções de Deus.

Agora, … muito antes destas leis, antes de existirem escritas, já existiam leis morais. Sim, existiam outras leis de outros povos, como no Egito. Mesmo sem leis, creio que sentia-se que algum modelo interno de culpa já existia e alguns padrões morais internos, ou seja, quando alguém matava alguém, não se sentia bem.

Então, a despeito das leis, creio que no profundo dos homens existem alguns padrões morais colocados por Deus. Os homens tem alguma noção de pecado.

Portanto, o pecado é a transgressão das orientações de Deus, cometer coisas diretamente contra Deus ou contra o próximo, que desagradam a Deus, são pecados. Sendo que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, pecado é ir contra essa vontade de Deus, porque Deus sabe o melhor.

MAS, não nos detenhamos somente nos pecados como a transgressão de leis específicas de Deus. Precisamos compreender o caráter de Deus. Poderíamos criar muitas e muitas leis específicas para administrar as pessoas quanto aos comportamentos e exercer a justiça. Então, não devemos apenas olhar para as leis  específicas de Deus, mas precisamos olhar para Deus. Perceber e compreender quem Deus é. Conhecer e prosseguir em conhecer quem Deus é. Para quê? Para percebermos, compreendermos e conhecermos o que é e o que não é vontade de Deus, o que agrada e o que não agrada a Deus, o que é e o que não é segundo o caráter de Deus, porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas; para que possamos fazer a vontade de Deus, aqui na terra, como é feita no céu. E para olharmos para nós mesmos e vermos o que precisa ser confessado, convertido e transformado em nós. Para saber o que é pecado, não olhe apenas para as leis, olhe para Ele, conheça-o intimamente (Mateus 6:10, Romanos 11:36).

E quando olhamos para Deus, percebemos em I João 4:8 que DEUS é AMOR. E pela Palavra de Deus e pelos frutos do Espírito Santo percebemos coisas que tem a ver com Deus, a saber: alegria, amor, benignidade, bondade, compaixão, fé, fidelidade, generosidade, humildade, honestidade, justiça, longanimidade, mansidão, misericórdia, paz, pureza, santidade e temperança, dentre outros (Gálatas 5:22).

Além disso, podemos olhar para I Coríntios 13 e entender o que é o amor, porque a síntese está no amor, quem cumpre o amor a Deus e ao próximo, cumpre toda a lei e os profetas. Jesus disse “um novo mandamento eu vos dou, que vos ameis uns aos outros” (Mateus 22:37-40, João 13:34).

Os mandamentos e as leis se resumem no amor a Deus e no amor ao próximo. Então, fica fácil, tudo que transgride o amor genuíno, sincero e verdadeiro a Deus e ao próximo... é pecado, incorre em culpa e precisa ser confessado, não pode passar em branco, deixar de lado, precisa ser confessado.

Olhe o que diz em Jeremias 3:12-17:

12 Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o SENHOR, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o SENHOR, e não conservarei para sempre a minha ira. 

13 Somente reconhece a tua iniquidade, que transgrediste contra o SENHOR teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz o SENHOR. 

14 Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião. 

15 E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. 

16 E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o SENHOR, nunca mais se dirá: A arca da aliança do SENHOR, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra. 

17 Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do SENHOR, e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do SENHOR, em Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno
”.

Deus nos está atraindo para uma posição de quebrantamento, arrependimento, confissão de pecados a Ele. Uma posição onde não escondemos, mas mostramos a Ele a verdade e Ele pode exercer misericórdia na nossa vida.

Quer queiramos ou não, quando pecamos existe a culpa, precisamos voltar, reconhecer o pecado, a transgressão, confessar e nos convertermos para Deus.

2. Benefícios da Confissão

Em Levíticos 26:40-42 vemos que quando confessamos nossos pecados a Deus, a iniquidade com que transgredimos contra Deus, se confessamos a Ele, Ele se lembrará da aliança que fez com Abraão, Isaque e Jacó e não nos rejeitará, nem terá enfado de nós, antes terá amor e cumprirá a aliança de bênçãos.

Outra passagem muito conhecida é Salmos 32:5:

1 BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. 2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.

3 Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. 4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) 

5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. 6 Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão

Provérbios 28:13 diz “13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. 14 Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal”.

3. Exemplos de Confissão

I Crônicas 21:8Então disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer este negócio; porém agora sê servido tirar a iniquidade de teu servo, porque procedi mui loucamente”. Nesta passagem vemos Davi confessando o pecado ao Senhor e pedindo perdão para ser limpo de toda iniquidade, pela forma que havia procedido.

Deus conhece o coração, é misericordioso e perdoa. Mas, neste caso de Davi não deixou de haver consequências. Deus perdoou? Sim. Mas as consequências vieram para marcar a situação. Davi pôde escolher a consequência nessa situação. Como vemos em Jó 40:4,5 pode porventura o homem estar mais certo do que Deus? Precisamos nos colocar em nossa posição, em nosso lugar como humanos.

Outros Momentos de Confissões de Davi:

Salmos 41:4Dizia eu: SENHOR, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti”. Salmos 51:1-31 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.  2 Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”.

Salmos 130:1-81 Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR. 2 Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. 3 Se tu, SENHOR, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá?  4 Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. 5 Aguardo ao SENHOR; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. 6 A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã. 7 Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e nele há abundante redenção. 8 E ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades”.

Outras Confissões:

Isaías 6:5Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos”.

Mateus 3:6 "E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados". Marcos 1:5 "E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados".

Atos 19:18,19a "18 E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos. 19 Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos"

Algumas Instruções: Tiago 5:19 "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos". I João 1:8-10 "8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”.

4. Confessar a Jesus como Senhor

Além do dever para com Deus de confessar os pecados, vemos também no Novo Testamento sobre confessar a Jesus como SENHOR para a salvação.

Mateus 10:32 "Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus". Lucas 12:8 "E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus". Apocalipse 3:5 "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos"
Muitos não confessaram a Jesus como Senhor por causa dos outros e amaram mais a glória dos homens do que a de Deus:

João 12:42,43 "42 Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. 43 Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus".

Muitos confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, suas atitudes negam a Deus:

Tito 1:16 "Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra".

O começo da salvação provém de confessar ao Senhor Jesus:

Romanos 10:9 "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo".

A Bíblia diz que um dia todos reconhecerão e confessarão a Deus:

Romanos 14:11 "Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus"

II Coríntios 9:13 "Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos".

I João 2:23 "Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai". I João 4:2,15 "2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus. 15 Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus”.

Confissão versus Justificação: Jesus é o preço pago pelos pecados. Somos justificados mediante receber o sacrifício de Jesus Cristo em nosso lugar. Confessamos nossas ofensas, reconhecendo-as diante de Deus, nos arrependemos, aceitamos o sacrifício de Jesus e somos justificados, liberados para viver uma nova vida com Cristo como ponto de partida, uma vida a partir de Jesus Cristo, para viver melhor.

CONCLUSÃO:

Hoje vimos sobre o “Dever para com Deus da Confissão”.

Ponto 1: Confissão dos Pecados
- A definição do que é pecado, transgressão para com Deus
- As leis e a transgressão das leis
- A transgressão como pecados contra o caráter de Deus
- O reconhecer a culpa e confessar os pecados
- A necessidade de nos convertermos das atitudes pecaminosas
- Deus nos atraindo para uma posição de quebrantamento, arrependimento, confissão de pecados a Ele. Para mostramos a Ele e Ele exercer misericórdia

Ponto 2: Benefícios da Confissão
- Ele se lembra da aliança que fez com Abraão, Isaque e Jacó;
- Não nos rejeita, nem tem enfado de nós, antes tem amor e cumpre a aliança
- O perdão dos pecados - A prosperidade

Ponto 3: Exemplos de Confissão
- Davi, alguém que aprendeu a não esconder os pecados diante de Deus

Ponto 4: Confessar a Jesus como Senhor
- O começo da salvação, reconhecer em Jesus o caminho de volta a Deus, de reconciliação e de justificação dos pecados; Não negá-lo com as obras.

- Ele também é fiel e justo para perdoar e purificar da injustiça


1. O que é CONFESSAR?
2. O que a Bíblia ensina sobre CONFESSAR?

3. Quais os benefícios de CONFESSAR?

4. O que os exemplos bíblicos de confissões ministram a você?

5. Pense em como está sua postura, consciência, emoções e atitudes de CONFESSAR. O que você precisa fazer a respeito e qual sua oração sobre isso?

Desafio 1 – Tirar tempo a sós com Deus e buscar confessar todo e qualquer pecado e arrepender-se genuinamente buscando mudança de atitude.

Desafio 2 – Confessar pecados e más atitudes a algum líder e pedir sua oração para crescimento espiritual, para andar em vitória.

Desafio 3 – Confessar as bênçãos e promessas que Deus tem para você possuir.

Desafio 4 – Ler e confessar boas verdades bíblicas de Deus para sua vida.

Desafio 5 – Ter um relacionamento pessoal com Jesus e comunhão com o Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário