
Talvez você já tenha ouvido falar sobre batalha espiritual, mas quais os versículos que falam sobre isso? Por que existe uma batalha? Ou talvez você nunca tenha ouvido falar, mas ela existe há muito tempo e continua dia a dia.
Como você deve saber uma guerra pode ser composta por várias batalhas, não é mesmo? As vezes ganhamos uma e outra batalha e eventualmente perdemos algumas. A verdade é que precisamos estar sempre bem preparados para enfrentar o que quer que seja no nosso dia e isso não é algo que fazemos uma vez só, mas que continuamente precisamos nos esmerar.
O treinamento de um soldado não termina e acaba, a verdade é que os cenários e as armas muitas vezes mudam e precisamos nos adaptar as novas realidades. Por exemplo, nas guerras acontecia a evolução dos armamentos e das estratégias de ataque e defesa. A verdade é que continuamente precisamos nos preparar e estarmos atentos, as vezes passamos por momentos calmos e outros eventualmente sufocantes.
O conceito de batalhas espirituais vem da Bíblia e faz uma relação das batalhas que podemos ter no nosso dia a dia em casa com a família, no trabalho, na igreja, nos relacionamentos e precisamos sempre estar investindo nessas batalhas, porque se ficamos parados nos momentos de calmaria nossos músculos espirituais se atrofiam, ficamos desaquecidos e pouco ágeis e precisamos estar prontos tanto a atacar como a causar resistência.
A Bíblia diz em Efésios 6:12 "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas destes século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais".
A batalha espiritual não é contra as pessoas, mas as trevas e seus agentes contrários ao reinado daquele a quem chamamos Deus, responsável pela criação e que vem restabelecer o seu reinado entre os homens para salvação deles, mas também para um relacionamento com Ele enquanto família. Talvez como um pai de família resgatando a sua família ou adotando filhos e integrando-os no seu reino e na sua família. Um reinado de um rei, mas também de filhos semelhantes a Ele, atraídos para administrar melhor tudo que lhe foi confiado.
A Bíblia diz que o reino de Deus é perpétuo, eterno, inicia no céu e domina sobre tudo, ou seja, o domínio de Deus é sobre tudo, o reino de Deus foi estendido a terra e de fato inaugurado por Jesus (Sl 45:6,7a, 145:11-13, Dn 6:25-28, 4:17,25,26,32 e 5:21). O domínio da terra foi dado por Deus ao homem (Gn 1:26-28), mas o homem pecou e teve a autoridade usurpada pelo inimigo (Gn 3, Mt 4:9,9). Antes disso, porém, uma guerra já havia começado no céu, no reino de Deus, onde satanás escolheu se rebelar contra o reino de harmonia de Deus que criou todas as coisas (Ez 28:11-19, Is 14:12-20, Ap 12:3,4).
E na terra, o inimigo foi ao jardim tentar o homem, que caiu na cilada e pecou, desde então, começaram as Batalhas Espirituais aqui na terra. Como homens passamos a ter que batalhar contra o pecado, contra tendências carnais, contra influências do inimigo, contra o reino das trevas que contraria o reinado de Deus que é um reino de luz.
Com o pecado veio a morte e as consequências. MAS Deus se fez homem e veio ao mundo para redimir a humanidade (Jo 3:16, Is 9:6,7 e Lc 1:30-33), não somente o homem, mas a humanidade, redimir toda a criação e restaurar a autoridade e domínio inaugurando o reino de Deus aqui na terra e promovendo uma nova humanidade e nova criação.
O caminho a partir disso é transmitido por Jesus em Marcos 1:14,15 que diz "E, depois que João foi entregue a prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho".
Então, sabemos porque temos batalhas espirituais a travar: Por causa do pecado, por causa do inimigo que ainda será vencido considerando o plano de Deus que firmará o Seu reino e Sua grandeza. Temos batalhas espirituais se somos agentes do reino de Deus, se é assim, as batalhas espirituais fazem parte dos nossos desafios diários.
E o que inclui essas batalhas espirituais? Com base na ótica do reino de Deus, sabemos que Jesus veio instaurar o Seu reinado aqui na terra, por isso pessoalmente passou a anunciar de cidade em cidade o evangelho do reino de Deus, treinar discípulos e enviá-los para propagar a mensagem e a realidade de Seu reino (Lc 4:43,44, 8:1, 9:2 e 17:20,21). Foi a partir disso, de Seu sacrifício pessoal e da continuidade de Sua obra que a Igreja foi constituída corpo de cristo, comissionada ao trabalho de redenção da humanidade e da criação e para estender do reinado de Deus na terra, Jesus Cristo edificando a Igreja e a promessa de que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela nas batalhas espirituais.
Sendo assim, enquanto igreja, estamos aqui para estender o reino e domínio de Deus na terra e isso implica que enfrentaremos batalhas espirituais diárias que incluem:
1. Pregar o Evangelho do Reino de Deus e da Redenção e contar com a resistência do inimigo na vida das pessoas.
I Pedro 5:8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. O inimigo não vai querer facilitar o evangelismo.
2. Nos deparar com falta de princípios, valores e eventualmente acabar vendo e ouvindo coisas que são contrárias ao reino de Deus. Infelizmente, vamos acabar diante de coisas impuras, mas não vamos nos contaminar, vamos batalhar. Sabemos que o Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo; amor ao próximo, bondade, compaixão, generosidade, graça, humildade, justiça, mansidão, misericórdia, paz (Rm 14:17, Gl 5:22). Contra essas coisas não há lei. Tudo que se opõe a estas coisas, não provém de Deus, não faz parte do reino de Deus; tornando-se alvo de resistência.
3. Trabalhar com uma missão com Cristo e encarar os desafios de atender as necessidades, levar boas novas aos pobres, promover a cura do corpo e da alma dos quebrantados de coração, promover libertação dos cativos e restauração de vista ao cegos física e espiritual (Lc 4:18-20).
Essas e outras implicações estarão diante de nós nas batalhas espirituais. Não fique surpreso(a) quando se deparar com dificuldades; se somos do reino de Deus estamos sujeito a resistências.Como posso batalhar e com que recursos? A Bíblia diz “Não deis lugar ao diabo” (Ef 4:27). “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4:7).
A) Não dê lugar ao diabo, não dê ocasião a carne para o pecado, cuide com o que coloca diante dos seus olhos e ouvidos; com o que expõe a sua mente (filmes, músicas, más conversações, más companhias, proximidade com sexo oposto).
B) Sujeite-se a Deus e a Sua Palavra, ore, jejue, obedeça a Deus, leia a Sua Palavra, renove a sua mente, ande com pessoas cujas palavras são edificantes e coerentes com o caráter de Deus.
C) Viva e aja em Nome de Jesus: Jesus já venceu por nós, temos autoridade no nome dEle, como está escrito
“E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo” (Cl 2:15).“Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele”(Ef 3:10-12 ).
“Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo” (Rm 5:17).
I João 4:4 “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo”.
Efésios 1:20-23 "Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos".
D) Esteja ciente que sua luta não é contra as pessoas, conforme Efésios 6:12
“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. “Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas” (II Co 10:3,4).
E) Vista-se com e use a Armadura Espiritual (Ef 6:13-17): Efésios 6:13 “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”.
a) Cinto da Verdade – Ef 6:14a / Jo 14:6 / I Tm 1:10 / II Tm 4:3 / Tt 2:1 / Jo 17:17 / Mt 5:37 / Jo 8:44 / Cl 1:13 / b) Couraça da Justiça – Ef 6:14b, 4:24 / Gl 3:6 / c) Calçados do Evangelismo – Ef 6:15 / Is 52:7 / Rm 10:15, 16:20 / Lc 10:19 / d) Escudo da Fé – Ef 6:16 / I Jo 5:4 / e) Capacete da Salvação – Lc 4:1-13 / Mt 27:40 / Ef 6:17a / f) Espada do Espírito – Ef 6:17b / Lc 4:1-13 / II Tm 2:15Os desafios certamente virão no dia a dia, é necessário que você esteja bem equipado e treinado para resistir e atacar. Esteja do lado certo, o lado vencedor! Prepare-se e mãos a obra, você tem uma missão!
PENSE E REFLITA:
1. O que você entende por BATALHA ESPIRITUAL?
2. Quais são as BATALHAS você tem lidado em seu dia a dia?
3. A partir do entendimento do Reino de Deus, como você compreende as BATALHAS ESPIRITUAIS no seu dia a dia?
4. O que os versículos seguintes lhe ensinam sobre como Batalhar e como VOCÊ pode praticar no seu dia a dia? Ef 1:20-23, 3:10-12, 4:27, 6:12-17 / Tg 4:7 / Cl 2:15 / Rm 5:17 / I Jo 4:4 / II Co 10:3,4 / Sl 133:3b
5. Qual sua oração de hoje a respeito de BATALHAS ESPIRITUAIS?
Desafio 1 – Tirar tempo orar e reafirmar o governo da casa para o Senhor Jesus e orar pela família
Desafio 2 – Orar em batalha espiritual pela família, finanças, ministério, igreja e outros no dia a dia
Desafio 3 – Jejuar por uma causa, buscar santificação, orar e adorar a Deus
Desafio 4 – Rejeitar e cancelar palavras negativas e maldições, decretar bênçãos
Desafio 5 – Orar com o cônjuge e/ou filho(s)
Glorias a Deus. Declaro as bênçãos de Deus sobre sua vida pelo evangelismo, em nome de Jesus Cristo.
ResponderExcluirGlória a DEUS, que nos dar armas poderosas em Deus para nós proteger.
ResponderExcluir