sábado, 1 de julho de 2017

Adoração e Culto

Graça e Paz seja contigo! Hoje gostaria de compartilhar sobre adoração e culto. A bem da verdade é que essas palavras parecem antigas e arcaicas, não é mesmo? Quem é que usa essas palavras 'adoração e culto' no dia a dia, no trabalho, na escola, na faculdade, nas conversas? Então, o que elas tem a ver com o nosso dia a dia? Como elas se aplicam? O que a Bíblia diz?

A Bíblia diz em Mateus 4:10b "Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”. Mas o que é adorar, o que é cultuar? Três palavras simples que pra mim definem adoração e culto são reconhecimento, respeito e honra.

Quando falamos que vamos adorar e cultuar a Deus, na verdade estamos dizendo que vamos nos colocar em devoção para reconhecer quem Deus é, o criador de todas as coisas, com seus atributos admiráveis, amor, bondade, justiça, misericórdia, perdão, sacrifício, seu poder, sua grandeza; nos colocar para respeitar sua posição, autoridade, majestade, seu senhorio, sua dignidade; e para  honrar a Ele, com posturas, gestos, palavras e atitudes.

'Deus' tem sido o nome que damos aquele a quem atribuímos ter criado todas as coisas, um ser divino muito acima de nós seres humanos. E realmente Ele merece.

Quando nós nascemos para descobrir e cumprir um propósito, o mundo já existia e estava girando, as coisas já estavam acontecendo, as sementes brotavam, as árvores continuavam crescendo e dando frutos e o sol continuava a brilhar.

Alguém precisa ser honrado por ter criado a terra, as árvores, os animais, o sol, o mar, o ar e tudo mais. Não fomos nós que criamos estas coisas, elas já estavam aqui antes de nós e é justo honrarmos alguém, seja quer for, que tenha criado estas coisas das quais nós aproveitamos, inclusive nosso próprio corpo e nossos cinco sentidos.

Ele é quem usamos a palavra 'Deus' para identificar. A Ele seja dada a devida glória, honra e louvor, porque é justo; é justo que não andemos dando honra ao nosso próprio umbigo,  em egocentrismo, mas que dediquemos honra a Ele.

Devemos reconhecer, respeitar e honrar. Honrar com posturas, honrar com gestos, honrar com palavras e honrar com atitudes.

Descobri que adorar e cultuar deve ser uma disposição interna expressa em atitudes externas. As pessoas as vezes querem só adorar e cultuar por dentro, sem expressarem, o que não é uma adoração completa e verdadeira. Outras pessoas de repente até exteriorizam formas de adoração e culto, como bater palmas ou emitir palavras, mas seus corações estão longe da devoção completa, verdadeira e justa.

Adoração e culto é reconhecer, respeitar e honrar de corpo, alma e espírito sinceros. Algumas formas de adoração e culto são: 1. orar em louvores, 2. cantar louvores, 3. ficar em pé, 4. erguer as mãos, 5. bater palmas, 6. prostrar-se, ajoelhar-se, 7. dançar, 8. saltar de alegria, 9. dar brados de júbilo, 10. contemplar em silêncio, 11. tocar instrumentos musicais, 12. chorar e 13. trazer ofertas.

Adorar e cultuar a Deus de forma verdadeira é mais do que tirar uma noite da semana para fazer isso. É mais do que o que se expressa por fora, mas por fora e por dentro. Na verdade, a nossa vida deve ser um culto diário de louvor e adoração a Deus.

O jeito e o conteúdo que falamos com as outras pessoas deve ser de forma a reconhecer, respeitar e honrar a Deus, adorando e cultuando interna e externamente em casa, no trabalho, na escola, na faculdade, em todo tempo, em todo lugar.

Podemos adorar a Deus através de uma vida de alegria, ânimo e consolo uns aos outros, sendo longânimos, tendo amizades sadias, praticando o amor e serviço ao próximo, vivendo prontos a nos arrepender e crescer, negando a nós mesmos muitas vezes. 

Podemos adorar a Deus no dia a dia sendo benignos e bondosos, cumprindo nossos deveres e papéis, tendo comunhão com Deus e uns com os outros, cuidando com o que e como comunicamos.

Adorar e cultuar a Deus no dia a dia através de nossa confissão de fé e transparência, congregando uns com os outros, confiando em Deus, mantendo uma boa consciência, sendo constantes e firmes, aprendendo a estar contentes, guardando nosso corpo físico também, numa caminhada de crescimento espiritual com atitudes transformadas e fruto também de cura interior.

E assim, dia a dia, adorar e cultuar a Deus desfrutando a vida e o fôlego que recebemos dEle e continuamos indo e fazendo outros discípulos, edificando-nos uns aos outros, sempre prontos para responder o motivo da nossa esperança, a medida que também aprendemos e praticamos o esperar, mas também progredir e evangelizar, sendo exemplos, luz do mundo e sal da terra, propagando o cuidado e preservação da família, andando num espírito de e cada dia com gratidão e ações de graças a Deus por tudo.

Reconhecer, respeitar e honrar a Deus no dia a dia também através da prática da generosidade e contribuições voluntárias, sendo hospitaleiros, honestos e verdadeiros, honrando uns aos outros e a todos, sendo também humildes uns para com os outros e não deixando de interceder e orar uns pelos outros, estando tão cheios de Deus e sendo a própria justiça de Deus e dia a dia praticando a leitura, meditação, memorização da palavra de Deus deixando-nos ser renovados na mente.

Dia a dia louvando a Deus, rejeitando e quebrando todas as maldições, decretando bênçãos, na nossa vida e na dos outros com os quais seremos mansos e brandos, sendo misericordiosos e tendo compaixão, sendo modestos e moderados e para com Deus sendo mordomos fiéis nas finanças, andando em obediência a Deus e Sua Palavra, cuidando com o que olhamos, ouvimos e pensamos, orando e vigiando em todo tempo, praticando também a paciência uns para com os outros e no que depender de nós termos paz com todos e perseverarmos dia a dia e até o fim, perdoando-os uns aos outros e pedindo perdão quando necessário, galgando a maior proximidade da perfeição que é Jesus Cristo.

Adorando a Deus cultivando a pureza, praticando a sabedoria em prol da salvação, caminhando para a santificação, andando em submissão e sujeição, sabendo também administrar o tempo que Deus nos dá a cada dia, andando em temor e tremor diante de Deus em todo tempo, sendo diligentes no nosso trabalho, estando em união com Cristo, permanecendo nEle e em Sua Palavra e em unidade uns para com os outros.

Em todo esse texto as várias palavras em itálico constituem deveres para com Deus e com os outros através dos quais podemos adorar e cultuar a Deus no dia a dia, reconhecendo, respeitando e honrando a Deus, pois a bíblia diz em Salmos 95:6 Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou”.

E em João 4:23 diz que “[...] a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.

O grande segredo para termos uma vida assim, sem dúvida, é termos um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, nosso bom pastor. O relacionamento com Ele, admirando e reconhecendo, nos ajudará a sermos transformados a imagem e semelhança de Deus dia a dia. Amém?

E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram” (Mt 28:9).

Pense e Reflita:

1. O que é ADORAÇÃO e CULTO pra você?
2. Como está a ADORAÇÃO e CULTO na sua vida?
3. O que alguns dos versículos abaixo ensinam sobre ADORAÇÃO e CULTO?
4. Com base nos ensinamentos bíblicos o que você precisa fazer a respeito?
5. Qual sua oração a respeito de  ADORAÇÃO e CULTO ?

Versículos relacionados:
Adoração: Dt 6:13 / II Rs 17:36 / Sl 66:4 / 95:6 /  Is 27:13 / Mt 4:10 / Jo 4:20-24, 12:20 / At 8:27 / I Co 14:25 / Ap 4:9-11, 11:1 / Mt 28:9,17 / Lc 24:52 / Fp 2:9-11 / Hb 1:6 / Ef 1:12 / Jo 14:6 / Rm 8:8, 1:25 / Formas de Adoração: a) Orações de Louvor – Sl 40:3 / 51:15 / 63:5 / 71:8 / 89:1 / Rm 15:6 / b) Cânticos de Louvor – Sl 100:2 / Ex 15:21 / II Sm 22:50 / I Cr 16:9 / Sl 9:11 / Ef 5:18,19 /   Tg 5:13 / c) Ficar em Pé – Sl 33:8, 134:1, 135:1,2 /d) Erguer as Mãos – Sl 28:8, 134:2, 143:6 / Hb 12:12 / e) Bater Palmas – Sl 47:1, 98:8 / Is 55:12 / f) Prostrar-se, ajoelhar-se – II Cr 6:13,14 / Sl 95:6 / g) Dançar – Sl 149:3, 150:4 / Jr 31:12,13 / Ex 15:20 / II Sm 6:14 / h) Saltar de Alegria – Lc 1:16,47, 6:23, 10:21 / At 16:34 / i) Dar Brados de Júbilo – Sl 42:4, 66:1, 98:4 / j) Contemplar em Silêncio – Sl 46:10 / k) Tocar Instrumentos Musicais – Sl 33:3, 150:3-5 / Ap 14:2,3 / l) Chorar – Lc 7:38 / m) Trazer Ofertas – Pv 3:9 / Gn 4:4,5 / II Co 9:11,12

Culto: Dt 10:12 / Is 29:13 / Lc 1:8,9, 2:37 / At 7:7 / Rm 9:4 / Hb 9:1 *** At 24:14 / Rm 12:1 / Fp 3:3 / Hb 12:28 / Ap 7:15, 22:3


Desafio 1 - Tirar tempo para praticar cada uma das formas de adoração mencionadas acima, lembrando de serem internas e externas.

Desafio 2 - Manter uma postura reflexiva fazendo de cada ato da semana adoração e culto a Deus em reconhecimento, respeito e honra a Ele.

Desafio 3 - Tirar tempo a sós com Deus para adorar e cultuar, reconhecendo, respeitando e honrando a Ele e tirar tempo com Sua Palavra, a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário