quarta-feira, 12 de julho de 2017

Comunicação e Fala

Graça e Paz seja contigo! Hoje gostaria de compartilhar sobre comunicação e fala. Como está sua comunicação e fala com as pessoas? Você sabia que Deus nos criou também para isso? Para comunicarmos e relacionamentos uns com os outros, mas precisamos ter cuidado e nos aplicarmos bem para abençoar, construir e edificar uns aos outros.

1. O Poder da Comunicação - Salmos 49:3a “A minha boca falará de sabedoria”.
A fala é uma dádiva, uma bênção, a capacidade de nos comunicarmos, de trocarmos ideias, de aprendermos uns com os outros, de darmos recados, de nos consolarmos, de nos animarmos, de motivar um ao outro... de compartilhar as alegrias e as vezes o motivo da tristeza para orarmos juntos; compartilharmos as vitórias, as conquistas, a Palavra de Deus; de instruirmos os filhos no caminho da verdade, de abençoar as pessoas; a fala e a comunicação é grande dádiva de Deus.

Poderíamos continuar falando e falando sobre como a comunicação e a fala são úteis, boas, edificantes e construtivas. Mas, sabemos também que o dom da fala e da comunicação podem também ser destrutivos, podem causar dano, ferir, gerar conflitos de relacionamentos entre as pessoas, causar guerras e outros males.

Por isso mesmo é importante revermos o que a Bíblia diz sobre a Comunicação e a Fala para podermos utilizar esse dom para o bem.

Em Tiago 1:19 lemos “[...] todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Está aí uma dica, apesar dos vícios de falar muito, falar demais, nos esmerarmos para estarmos prontos a ouvir, ouvir com atenção, ouvir o que o outro tem a dizer, se interessar em ser bom ouvinte. Estarmos prontos para ouvir ao invés de armados para falar. Cuidado! Esteja pronto para ouvir, tardio para falar; não digamos das coisas profissionais por exemplo, questões técnicas de sim e não, questões de tarefas; mesmo assim, cuidado com a comunicação no trabalho para ouvir as instruções e trabalhar alinhado as solicitações. Mas para os relacionamentos, conselhos, momentos de conflito que dão vontade de falar coisas sem pensar ou coisas negativas. Cuidado! Esteja pronto para ouvir e se for falar, sejam palavras de sabedoria (Salmos 49:3a); comunique-se para construir, não para destruir; comunique-se para edificar.

2. Comunicação Face a Face vs. Virtual

A Comunicação e a Fala são bênçãos, mas hoje em dia com a tecnologia vemos também que as pessoas se aplicam muito a comunicação por cartas, e-mails, mensagens eletrônicas e deixam o contato pessoal, deixam o relacionamento íntimo e pessoal, face a face.A comunicação escrita muitas vezes é fria e impessoal. Enquanto que a comunicação face a face é mais humana. Você enxerga, você ouve, você vê os gestos, vê as expressões, percebe o tom de voz, percebe a emoção nas palavras. Por isso, convém nos esmerarmos no relacionamento da comunicação pessoal, porque se não as pessoas muitas vezes se afastam, o que prejudica também a comunhão.

Lemos em Êxodo 33:11aE falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo”. Em II João 1:12 Paulo escreve “Tendo muito que escrever-vos, não quis fazê-lo com papel e tinta; mas espero ir ter convosco e falar face a face, para que o nosso gozo seja cumprido”. Em III João 1:14 o autor escreve “Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face”. E em Gênesis 32:30 lemos que Jacó disse: "Tenho visto Deus face a face"

Deus falava como face a face com Moisés (Ex 33), nas cartas de João também percebemos o face a face e nas demais cartas do Novo Testamento, cartas de Paulo, a importância que tinha o face a face. Lemos essa expressão nos livros de Gênesis, Êxodo, Números, Deuteronômio, Juízes, II Reis, II Crônicas, Ezequiel, I Coríntios, II João e III João e a expressão 'face' sozinha ou não pelo menos em 175 referências na Bíblia e 'rosto' 266 vezes; face e rosto indicam frente a frente. Como é importante o relacionamento e o face a face.

3. Outros Fatos sobre a Comunicação e a Fala

A) Falando Inspirados pelo Espírito Santo: Em que nós nos inspiramos para falarmos? Em nós mesmos? Sempre no nosso banco de dados mental? No que ouvimos talvez? Nos ambientes? Em I Pedro 4:11 lemos “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. Observe, falaram inspirados pelo Espírito Santo... inspirados.

O Espírito Santo não era concedido a qualquer pessoa no Velho Testamento, mas depois de Cristo todos podemos ter um relacionamento com Deus, com Jesus e com o Espírito Santo e sermos cheios de Jesus e inspirados pelo Espírito Santo e frutificar no Espírito Santo e falar encorajados e inspirados por Ele. A verdade aqui é, você tem que ver em que você está se inspirando para abrir a boca e soltar o verbo. É no Espírito Santo? É em Deus? É em Jesus? Porque tem que ser. Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas.

B) Coerência de Fala e Procedimento: Em Tiago 2:12 lemos “Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade”. Temos que cuidar para procedermos também da forma que falamos; não apenas ficarmos de palavras cristãs e edificantes, mas de práticas.

C) Não Falar Mal uns dos outros: Em Tiago 4:11 lemos “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?”.

D) Tipo de Linguagem: Em Tito 2:7,8 lemos “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós

E) O que Falar ou  Não Falar: Em Colossenses 4:3,4,6 lemos “3 Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; 4 Para que o manifeste, como me convém falar. 6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um”. Falar do ministério de Cristo, palavras convenientes, agradáveis, edificantes...

Como diz em II Timóteo 2:16Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade”.
Devemos evitar falatórios profanos ou conversações torpes, como dizem várias passagens, dentre elas:

Efésios 5:3,4Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, [...] que não convêm [...]”.

I Coríntios 15:33Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”. 
Efésios 4:29Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”.

Fale sempre a verdade - Como diz em Efésios 4:25Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”.

Fale com salmos, hinos e cânticos espirituais - Como diz em Efésios 5:19,20 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo

Fale sempre contendo amor, não somente para fazer barulho - Conforme diz I Coríntios 13:1,11 "1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".
Muitas outras passagens poderíamos lembrar sobre Abençoar e Bendizer ou Sobre Controlar a Língua, por hora creio ser suficiente para lembra-nos, chamar nossa atenção para esse tema tão importante.

Abençoar/Bendizer: Lc 6:28 / Rm 12:14 / I Co 4:12 / Hb 7:1,6,7, 11:20-21
Deus nos Abençoa: Gn 1:22,28, 9:1, 12:2-3 / Ex 20:11, 23:25 / Dt 11:26-28 / Sl 5:12, 29:11, 115:12-13 / Mt 25:34 / Lc 1:42, 24:50 / At 3:25-26 / Ef 1:3

Controlar a Língua: Jó 8:2, 11:2, 27:2-4, 35:16 / Sl 15:3, 39:1,2, 119:172 /      Pv 10:11,13,14,19, 12:17,22,25, 15:28, 17:7,27, 28, 19:1, 26:18,19, 29:11, 30:32 / Ec 5:3,7, 10:14 /   Mt 15:11 / Mc 7:15 / Ef 4:29 / Cl 4:6 / Tg 1:19,26, 3:2,5-10

E realmente, Comunicação e Fala é um tema importantíssimo na nossa vida diária, afinal, nos comunicamos todos os dias e é vontade de Deus que utilizemos desse dom em honra e glória dEle e do amor dEle.
Mesmo que você não tivesse o dom de falar, você poderia se comunicar através de gestos ou outras formas. Talvez se você estivesse mais limitado, correria menor risco de pecar nesse sentido, o que em certo sentido é uma bênção, porque a comunicação e a fala é algo para se ter muito cuidado mesmo, dia a dia.

CONCLUSÃO: E como vai a tua vida nessa área? A comunicação e a fala...? Você reconhece a importância e o poder da comunicação e da fala? Sendo que a comunicação e fala tem poder de edificar ou destruir, como você tem usado a comunicação e fala no seu dia a dia (cônjuge, filhos, pais, irmãos, parentes, familiares... amigos, colegas, conhecidos, clientes...). Como você tem utilizado esse dom? Suas conversas são edificantes? Você tirou da sua boca, do seu coração e da sua mente as más conversações? As conversas chocas que não edificam? As piadinhas sem santidade?

Você tem falado mal de alguém? Tem plantado sementes de discórdia através da comunicação e da fala? Tem difamado alguém? Tem influenciado negativamente na atmosfera onde você está? Cuidado! Todos estamos sujeitos e precisamos melhorar nessa área da comunicação e da fala, precisamos ser sempre edificantes. Hoje é tempo de reconhecer a verdade da Palavra de Deus nessa questão e se necessário nos arrependermos e convertermos essa questão na nossa vida, para sermos abençoadores, edificadores, fluirmos e frutificarmos no poder do Espírito Santo e no poder do amor de Deus uns com os outros, para com os da família de Cristo, para com os da família de sangue e para com os de fora.
Seja um canal de bênção para as pessoas, seja uma boa árvore plantada junto a correntes de águas, flua coisas boas, flua palavras boas, edifique!

1. O que COMUNICAÇÃO pra você? E o que é FALA?
2. Quais os benefícios da dádiva da COMUNICAÇÃO e FALA?
3. Como, através da COMUNICAÇÃO e FALA, você pode construir ou destruir?
4. Por que a COMUNICAÇÃO e FALA são importantes para os relacionamentos?
5. Com base nos ensinamentos bíblicos o que você precisa fazer a respeito?

Desafio 1 – Meditar sobre sua comunicação e fala e buscar falar somente coisas edificantes e positivas durante todo o dia ou semana, evitando murmurações

Desafio 2 – Acordar e decidir durante o dia falar palavras edificantes nos ambientes e contextos em que estiver, promovendo uma atmosfera positiva e construtiva

Desafio 3 – Se eventualmente compartilhar uma notícia negativa pratique sempre terminar com uma mensagem de amor e esperança ao final

Desafio 4 – Policiar-se quanto a piadas ou comentários imorais ou que não edifiquem

Desafio 5 – Ter um relacionamento pessoal com Jesus e andar em Espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário