quinta-feira, 6 de julho de 2017

Arrependimento

Graça e Paz seja contigo! Hoje gostaria de compartilhar sobre arrependimento. O que é arrependimento? Um sentimento, uma dor, mudar de ideia, lamentar, voltar atrás, remoer algo por dentro? Essa palavra afinal tem a ver com o nosso dia a dia? Poucas ou muitas vezes? É uma parte boa ou ruim da vida? Afinal de contas o que a Bíblia diz sobre isso?

Uma passagem em Atos 3:19 diz "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério pela presença do Senhor".

O dicionário define arrependimento, como lamentar ou ter pena por alguma coisa feita ou dita ou não feita ou não dita; ter mágoa ou pesar dos erros ou faltas cometidas; mudar de intenção ou ideiamudar de opinião, parecer ou propósito. Existe outra palavra relacionada que é remorso e significa reprovação da consciência que sente haver cometido uma falta; aflição, tormento de consciência por um ato mau que praticou; revolta da consciência contra uma ação pecaminosa ou culpável.

Quando fazemos algo errado, normalmente nossos sentimentos ficam nos cobrando com base em princípios morais internos, mas as vezes com base em fatores externos, a saber as outras pessoas e o que elas pensam, sentem ou acham. Sentimos coisas ruins também quando há consequências para os nossos atos, então, lamentamos as decisões que tomamos. E o que a Bíblia diz?
A Bíblia estabelece e ensina vários princípios e valores que eventualmente são quebrados, entre nós e Deus, entre nós e os outros e entre nós e nós mesmos, entre nós e as coisas como alegria, amor, benignidade, bondade, compaixão, , fidelidade, generosidade, honestidade, humildade, justiça, longanimidade, mansidão, misericórdia, paz, pureza, santidade e temperança (Gl 5:22) e o arrependimento bíblico inclui pensamentos e sentimentos a respeito de nós mesmos em comparação esses princípios de Deus, onde cabem perguntas como: Quem eu sou? Qual o meu estado e minhas atitudes? Quem Deus é? E por fim, quem Deus quer que eu seja? Como Ele me quer? E quanto devo ser em minhas atitudes diárias?

Pela passagem bíblica vemos que arrependimento vai além do que pensamos ou sentimos. Atos 3:19 "Arrependei-vos, pois, e..."? "Convertei-vos". Conversão sim, é mudança de direção, de perspectiva, de atitudes, comportamentos. Arrepender-se biblicamente implica em mudança de consciência e práticas.

E mais ainda, existe um propósito para o arrependimento e mudança, como está escrito "para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério pela presença do Senhor". É como que o Senhor como um Pai, dEle estivéssemos eventualmente ausentes por ocasião das atitudes.

E o que é o arrependimento nesse caso, se não como um filho que volta ao Pai e diz: Pai, sei que o Senhor disse que estas coisas que fiz não eram boas, percebo como o Senhor vê a situação, percebo a mim mesmo nisso tudo, me perdoa Pai, magoei o Senhor, não fui honroso com seus instituídos e preciosos princípios e valores para o bem, quero agir diferente, quero ser melhor, vou andar na direção certa desde já, se o Senhor me permitir, me aceita Pai, não quero estar longe do Senhor, quero ser uma alegria para o Senhor, como o Senhor é para mim.

É nesse momento que os pecados são perdoados, somos limpos e purificados de qualquer culpa ou condenação, arrependidos e perdoados e, portanto, vindo sobre nós os tempos de refrigério proporcionados novamente pela presença do Senhor Deus, nosso Pai. Grave isso, arrependimento e proximidade do Senhor gera tempos de refrigério.

Conversão é mudança de atitude, mudança de direção. De longe do Pai para próximo dEle. Se remorso fosse totalmente negativo e sem propósito poderíamos acabar pensando que não precisamos nos quebrantar e lastimar quando erramos. Talvez o remorso seja a questão de ficar remoendo. Neste caso a Bíblia instrui, que tenhamos a consciência e que nos arrependamos e saiamos dessa situação para uma situação de prazer em Deus.

O que precisamos é evitar ficar insensíveis, devemos renovar a nossa mente (Rm 12:2) lembrando que o quebrantamento é positivo. Não quer dizer que vamos ficar remoendo, mas que precisamos cultivar em nosso coração que os pecados e ofensas nos afastam de Deus e precisam ser tratados, precisam ser considerados, precisa haver disposição interna e atitudes externas.

Em Mateus 3:8 lemos "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento", ou seja, que o nosso arrependimento apareça por meio das atitudes transformadas, posturas transformadas, um interior purificado e um exterior agradável e proveitoso. Se ofendemos aos outros precisamos no arrepender diante de Deus e tomar atitude diante daqueles a quem ofendemos, pedir perdão e mais do que isso, precisamos mudar nossas atitudes.

Veja a oração de Davi em Salmos 51:1-3Tem misericórdia de mim, 
ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”. E a oração de Daniel, homem bom, em Daniel 9:20Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus”.

No Novo Testamento vemos também Atos 2:36-38Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.

Paulo também escreve I Timóteo 1:13,14A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo”. Veja, dantes fui, já não sou mais, pois alcancei misericórdia da parte de Deus.

Jesus veio tomar sobre si os nossos pecados e transgressões (Is 54:4,5), mas o arrependimento é a nossa parte; a conversão de caminho e atitude é nossa parte. E quando nascidos de novo em Jesus, o Espírito Santo nos ajuda.

Lucas 1:77-79Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz”.
Deus tem a finalidade de dirigir nossos pés pelo caminho da paz.arrependimento e a remissão dos pecados é parte do processo de acesso as entranhas de misericórdia do nosso Deus.
Efésios 2:4,7Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou [...] Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus”.

E II Coríntios 7:9-10Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte”.
O arrependimento para a salvação não se trata somente do céu, mas a salvação ampla que inclui você ser salvo a cada dia; cada dia de arrependimento emudança de atitude nos conduz a maturidade e vida abundante em Jesus.
Jeremias 7:3Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar”. E Jeremias 18 diz que como Oleiro Deus quer trabalhar em nós. Ele tem uma obra em nós.
Ezequiel 18:30-32Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniquidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei”. A falta de arrependimento produz morte, mas o arrependimento e a mudança de atitude produz vida. Arrependam-se, convertam-se, mudem de atitude, melhorem os vossos caminhos e as vossas ações é o que nos diz o SENHOR.
Como está o seu coração? Como tem sido suas atitudes? É tempo de se sensibilizar novamente, tempo de cultivar o coração quebrantado e arrependido ao invés de optar pela frieza diabólica do mundo. O arrependimento precisa ser um processo; a cada dia é chance de estarmos sendo corrigidos em cada área da nossa vida, em cada comportamento, em cada sentimento, em cada relação com o nosso próximo.

Como tem sido as suas relações? Como está o seu coração? Está frio e insensível? Não fique olhando para o que o outro fez ou deixou de fazer, olhe para si, mude suas atitudes e pensamentos. Não importa o que o outro errou; importa é, o que 'você' pode melhorar?

Daniel 4:27 diz “[...] põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniquidades, usando de misericórdia [...]”. Se você está pecando, mude, pratique a justiça e a misericórdia.

Jesus pregou o arrependimento (Mt 4:17, Mc 1:15, Lc 5:32). Ele não veio chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento (Mt 9:13). E quem nunca comete pecado? A Bíblia diz que esse é mentiroso (I Jo 1:10). Todos precisamos nos arrepender na caminhada e crescer rumo a maturidade do varão perfeito, Jesus.

Segundo a Bíblia temos que nos arrepender também dos pensamentos do nosso coração e melhorar as atitudes (At 8:21-23).

Existem muitas promessas para os que se arrependem:
Bênçãos, compaixão e favor do Senhor; libertação, prosperidade (Dt 30:1-10);
Cura da alma (Sl 147:3); • Firmeza (Jr 4:1);
Graça (Lc 15:11-32 O Filho Pródigo; Lc 15:4-7 Ovelha Perdida);
Ingressar no Reino dos Céus, o Reino de Deus (Mt 3:2, 4:17);
Paz (II Cr 15:4-19); • Proximidade do Senhor (Sl 34:18);
Restituição (Jó 33:26); • Salvação (II Co 6:2); • Vida (Ez 18:18-32);

Existem consequências para os que NÃO se arrependem:
Condenação (Mt 12:41); • Coração Endurecido (Pv 21:29);
Ira de Deus no julgamento (Rm 2:5); • Não herdar bênçãos (Hb 12:16,17);
Perecer (Lc 13:1-5);
Rigor no julgamento perante Deus, sem misericórdia (Mt 11:20-22, Lc 10:14)
Tribulações e morte (Ap 2:21-23);
Deixar de receber as promessas dos arrependidos (menções acima);

Pense e Reflita:
1. O que você entende por ARREPENDIMENTO?
2. O que o versículo de Atos 3:19 fala com você?
3. Na sua opinião quais características entre ARREPENDIMENTO e remorso que são semelhantes?
4. O que a FALTA DE ARREPENDIMENTO e a insensibilidade tem a ver?
5. Você tem sido insensível de alguma forma? Como está o seu ARREPENDIMENTO?
6. O que os textos de Mateus 3:8, Salmos 51:1-3 e Daniel 9:20 falam com você?
7. Conforme II Coríntios 7:9-10, Jeremias 7:3 e Ezequiel 18:30-32 o que VOCÊ precisa fazer?
8. O que VOCÊ fará a respeito de ARREPENDIMENTO?
9. Qual a sua ORAÇÃO de hoje a respeito desse tema?

Desafio 1 – Tirar um tempo a sós com Deus para ter coração humildade e contrito e arrepender-se por pecados, falhas ou faltas que tenha cometido e decidir mudar de direção nisso.
Desafio 2 – Sair para caminhar e pensar sobre coisas que precise se arrepender e orar sobre isso.
Desafio 3 – Cultivar um espírito pronto a quebrantar-se, arrepender-se e obedecer a Deus

Lembre-se: O arrependimento e remissão dos pecados é parte do processo de acesso as entranhas de misericórdia do nosso Deus. Conversão é mudança de atitude e direção. Arrependimento e conversão para próximo do Senhor gera tempos de refrigério; o Pai espera você para lhe conceder tempos de refrigério por suas entranhas de misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário